Campo é a região do espaço onde se manifestam as forças de origem magnética. São gerados por ímanes ou cargas eléctricas em movimento.
A unidade SI de campos magnéticos é o T(tesla).

Fontes de campos magnéticos

• Campo magnético terrestre, trovoadas:

Estes campos não variam no tempo, são referidos como estáticos e a sua frequência é de 0 Hertz. No dia-a-dia, podemos ser sujeitos a pequenas descargas com objectos ligados a terra ou sentir o cabelo a subir como resultado da fricção, como por exemplo, ao andar sobre uma carpete. O campo geomagnetismo natural varia sobre a superfície terrestre entre 0,035 – 0,07 miliTesla, e é sentido por certos animais que o usam como orientação.

• Uso de electricidade:

O uso de electricidade DC constitui outra fonte de campos magnéticos estáticos, como os sistemas ferroviários, televisões entre outros equipamentos domésticos. Os campos magnéticos estáticos produzidos pelo homem são gerados onde existam correntes DC, como em comboios movidos a electricidade ou processos industriais como na produção de alumínio e soldadura a gás. Estes podem ser mais de mil vezes superiores que o campo magnético natural da Terra.

• Equipamentos médicos

Inovações tecnológicas recentes levaram à utilização de campos magnéticos mais de 100 000 vezes superiores ao campo magnético terrestre. Estes são usados em investigação e aplicações médicas, como ressonâncias magnéticas que permitem a visualização do cérebro e outros tecidos moles através de imagens tridimensionais. Em sistemas clínicos de rotina, os pacientes e os funcionários que operam as máquinas podem estar expostos a campos magnéticos fortes que variam entre 0,2 e 3 Tesla. Em aplicações de investigação médica, o corpo do paciente é exposto a campos ainda mais elevados, até cerca de 10 Tesla.